alc govint

Paulo Bernardes

Paulo Bernardes

Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2020, no Fórum Lisboa e noutros espaços, vai realizar-se a Vª Conferência Internacional sobre Governação Integrada dedicada ao tema “A Era da Colaboração - contributos para uma agenda transformadora”, com o objetivo de mobilizar para uma cultura colaborativa na gestão de problemas complexos, procurando uma abordagem integrada e eficaz na construção de soluções.
 
 
O modelo da conferência passa por uma abordagem inovadora:
 
SESSÕES PLENÁRIAS . manhã
diálogos ao longo de 30 minutos, entre dois convidados de mundos diferentes, sobre diferentes temáticas enquadradas no tema geral da conferência.
 
SESSÕES PARALELAS . tarde
partilha de boas-práticas e aprendizagem de metodologias colaborativas.
 
PROGRAMA E INSCRIÇÕES
INFORMAÇÕES
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(+351) 21 885 47 30
Decorreu em Vila Nova de Gaia, nos dias 6 e 7 de novembro, mais uma formação no âmbito do projeto "Gaia- na frente da Governação Integrada". Estes dias deram início a um novo módulo formativo: "Matriz GovInt". Nesta etapa são aprofundados os quatro fatores críticos de sucesso da Governação Integrada: Participação; Comunicação; Liderança e Avaliação.
  Nestes dois dias de formação, os participantes tiveram oportunidade de explorar a Participação e a Comunicação enquanto fatores essenciais para uma colaboração interorganizacional eficaz e eficiente.
  Através de exposição de conteúdos teóricos; trabalhos de grupo; dinâmicas de educação não formal e momentos de reflexão, os participantes puderam apreender os conceitos de Participação Eficaz, Participação Efetiva, Participação Eficiente, e Participação Afetiva e explorá-los na prática, procurando compreender de que forma podem potenciar os diferentes tipos de participação no dia-a-dia das suas instituições.
  Seguindo a mesma metodologia participativa, no dia seguinte, debruçaram-se sobre a importância da Comunicação para o desenvolvimento e manutenção de boas relações colaborativas, focando-se nomeadamente na importância da escuta ativa no processo de comunicação.
  Procurando em todo o momento relacionar os conteúdos teóricos com a realidade institucional de cada participante, foi ainda proposto o questionário Matriz GovInt, através do qual estes atores sociais puderam avaliar as suas redes colaborativas/instituições, nas dimensões relacionadas com os quatro fatores críticos de sucesso. A partir deste diagnóstico inicial, os participantes poderão direcionar os seus esforços para os domínios nos quais a rede/instituição apresenta ainda espaços de melhoria, tornando-se agentes de transformação no seio dos seus contextos, no sentido da promoção de processos colaborativos mais sustentáveis.

 

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi atribuído ao indiano Abhijit Banerjee, à francesa Esther Duflo e ao norte-americano Michael Kremer pela utilização de métodos experimentais para estudar quais as melhores políticas de alívio da pobreza. Para tal, colocaram a seguinte questão: "Qual a melhor forma de retirar um maior número de pessoas possível de uma situação de pobreza extrema?"

Diante deste problema complexo que é a pobreza, os economistas não tentaram uma única e grande solução, mas antes procuraram compreender, de acordo com Esther Duflo, "as raízes profundas e interligadas da pobreza”. Acrescenta ainda que: "Demasiadas vezes, os responsáveis pelas políticas generalizam sobre as pessoas em situação de pobreza”, alcançando conclusões simplistas e afastadas da realidade, uma vez que não compreendem verdadeiramente as diversas causas deste problema complexo. “O que nós fazemos é distinguir os problemas, um de cada vez, examinando-os o mais cientificamente possível”, afirma.
Através desta análise integrada, que reconhece a complexidade do problema e a multiplicidade das suas causas, dizem os responsáveis da Academia no seu comunicado, que a equipa de investigadores conseguiu “melhorar consideravelmente a nossa capacidade para combater a pobreza no globo”.

Efetivamente, perante os desafios da complexidade que enfrentamos hoje, torna-se cada vez mais premente a análise holística dos problemas sociais complexos com que hoje coabitamos. Assim, a abordagem da Governação Integrada analisa-os através de metodologias, como por exemplo, a construção do "Mapa Conceptual" - um esquema que, resultando de um processo de compreensão partilhada, permite compreender melhor as dimensões do problema, situando-nos em relação aos atores e dinâmicas inerentes à realidade estudada. Neste mapa compreendemos que as causas que identificamos para o problema, regra geral, são também consequências do mesmo, demonstrando a interdependência dos vários fenómenos, num mundo cada vez mais globalizado. O Forum para a Governação Integrada acredita que desta forma se alcançam respostas integradas e efetivamente eficazes na mitigação destes problemas.
Obrigada Abhijit, Esther e Michael!

Pode consultar este vídeo produzido no Workshop do Grupo de Trabalho Pobreza Extrema e Sem-abrigo:

WS Mapa Cognitivo da Pessoa em Situação de Sem-abrigo

direitos de autor

 Créditos Fotografia: Reprodução/Twitter @NobelPrize

 

 

A Câmara Municipal de Mafra, em parceria com o Forum para a Governação Integrasa, realizou no passado dia 16 de outubro 2019, no Hotel Vila Galé na Ericeira, mais uma sessão formativa para dirigentes, dedicada ao tema "Colaborar faz toda a diferença".

Esta ação de formação resulta de uma forte aposta do Município de Mafra na sensibilização e capacitação com vista à promoção de um cultura colaborativa, multinível e multisetorial, através do empoderamento para uma liderança colaborativa.

 

 

 

No dia 16 de outubro 2019, realizou-se na Fundação AFID, a primeira parte do I Encontro dos Profissionais de Infância, iniciativa promovida pela CPCJ da Amadora no âmbito do plano local de promoção dos direitos das Crianças e Jovens e do Ano Nacional da Colaboração.

Com a intervenção de diversos convidados, entre os quais o Forum para a Governação Integrada, e a partilha de várias experiências de intervenção no terreno, a iniciativa procurou proporcionar o encontro de educadores e auxiliares de educação e promover a reflexão sobre a intervenção colaborativa em creche e jardim de infância. 

O mês de outubro levou o "Poder da Colaboração" até Alfândega da Fé, distrito de Bragança. O evento decorreu no dia 10 de outubro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Este ciclo já conta agora com 11 eventos realizados um pouco por todo o país.

Relembramos para quem não ter oportunidade de marcar presença no dia que o evento foi transmitido em direto e que pode ser visto aqui

Gostaríamos de deixar o nosso profundo agradecimento:

- À equipa da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

- À equipa da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

- Ao Canal Ntv pelos vídeos e ajuda com o webstreaming

- À mestre de cerimónias Catarina Teixeira por toda a disponibilidade, dedicação e profissionalismo como aceitou este desafio e o desempenhou sempre com boa disposição

- A todos os oradores, pela inspiração e dedicação:

Joana Ribeiro (projeto GIAV – Combate à Violência de Género)
Ricardo Barroso (projeto Violentómetro)
Ivone Florêncio (projeto Dar e Receber)
Miguel Monteiro (projeto + Idade + Saúde)
Judite Pregueiro (projeto Adélia)

- Ao projeto Leque que se inscreveu no pitch pelo testemunho

A todos/as que quiseram estar connosco nesta tarde tão enriquecedora!

quarta, 09 outubro 2019 13:39

Semana da Colaboração em Oeiras

Enquadrado no Ano Nacional da Colaboração, de 23 a 28 de setembro 2019, decorreu em Oeiras, a "Semana da Colaboração".

Esta é uma iniciativa do Programa "Oeiras Solidária", recorrendo à constituição de uma comissão organizadora, com representantes dos vários setores e membros da rede POS: ARIA, BMW, Oeiras Dance Academy e Federação Portuguesa de Futebol. 

Com a intervenção de diversos convidados, entre os quais o Forum para a Governação Integrada, foi tempo de apresentar alguns exemplos de boas-práticas e discutir algumas linhas de futuro para o trabalho colaborativo em diversos setores do Município de Oeiras.

quarta, 09 outubro 2019 13:22

Encontro de Embaixadores SCML 2019

No âmbito da colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Forum GovInt, no passado dia 23 de setembro 2019 decorreu o Encontro de Embaixadores 2019.

Esta ano a inspiração para esta sessão plenária foi o Surf, aplicado quer à liderança, quer à vida.

Neste dia, os Embaixadores SCML tiveram a oportunidade de acolher o testemunho de vida de pessoas inspiradoras que ajudaram na reflexão sobre o desafio de “Surfar a Vida” - Sérgio Leandro (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria), Lisa Marques (Lizzy Portfolio), Pedro Reis (The Great Good Place), António José Correia (ex-Presidente da Câmara Municipal de Peniche) e Nuno Vitorino (Associação Portuguesa de Surf Adaptado).

E no final do dia foi tempo de ir da teoria para a prática com uma aula de Surf, dinamizada pela escola de Surf do Baleal Surf Camp.

 
Pág. 1 de 23